Archive Pages Design$type=blogging

Fernando Pessoa sobre Salazar: do benefício da dúvida (1928) até à critica feroz (1933-1935)

“Os manuscritos pessoanos publicados por Teresa Rita Lopes vieram confirmar que, contrariando as propostas de leitura da Mensagem como li...


“Os manuscritos pessoanos publicados por Teresa Rita Lopes vieram confirmar que, contrariando as propostas de leitura da Mensagem como livro reaccionário (de entre as quais ressalta a de Alfredo Margarido pela qualidade do seu aparato), Pessoa se distanciou de Salazar de maneira inequívoca, tendo-lhe apenas no início da ditadura, em 1928, concedido o benefício da dúvida. A mundividência pessoa estava muito longe da do ditador e não poderia de nenhum modo coadunar-se com a sua política.
[...] Pessoa é frequentemente contraditório, mas raramente defende contrários. [...] Vejamos o mencionado caso de Salazar: para além do benefício de dúvida que Pessoa inicialmente lhe concede, num escrito de 1928*, o poeta nunca defende o ditador** (nem Mussolini ou Hitler, acrescente-se). 
Mais ainda: Pessoa nunca altera a sua atitude negativa relativamente ao catolicismo; nunca afirma que não vale a pena fazer nada por Portugal; nunca afirma que Antero não é um grande poeta [...]."


* [nota do texto]: Pessoa diz nessa altura confiar em Salazar por um motivo primário que ‘é aquele de ter as duas notáveis qualidades que ordinariamente falecem no português: a clareza firme da inteligência, a firmeza clara da vontade’ (Pessoa Inédito, 1993, p. 363).
** [nota do texto] Pouco tempo decorrido, começam as criticas fortes que chegam, já em 1933, a falar do ‘sovietismo direitista da União Nacional’, do Estado Novo como uma ‘teocracia pessoal’, e a escrever: Mais valia publicar um decreto-lei que rezasse assim: art 1.º , A[ntónio] d[e] Oliveira] S[alazar] é Deus. Art. 2.º Fica revogado tudo em contrario e nomeadamente a Bíblia (Pessoa Inédito, 1993, p. 367). Em 1935 chama a Salazar um ‘aldeão letrado’, que criou ‘realmente um Estado Novo, porque este estado de coisas nunca antes se viu (Ibid., p. 376). E explica qual é esse estado de coisas numa carta que esboçou dirigida ao próprio Salazar: ‘Chegámos a isto, Senhor Presidente: passou a época da desordem e da má administração; temos boa administração e ordem. E não há nenhum de nós que não tenha saudades da desordem e da má administração. Não sabíamos que a ordem nas ruas, que as estradas, as pontes e as esquadras tinham que ser compradas por tão alto preço – o da venda a retalho da alma portuguesa’ (Ibid., p. 376).

- ALMEIDA, Onésimo T., “Mensagem – uma revisitação”, in A Arca de Pessoa (org. Steffen Dix e Jerónimo Pizarro), Lisboa, ICS, 2007, p. 207-208.

Na imagem: Fernando Pessoa interpretado por Rui Mário no filme “Poesia de Segunda Categoria”
Nome

argumentos autor bookcase competição concurso declaracao direitos escrita ficha de inscricao Figueira Film Art materia mente Poesia de segunda categoria
false
ltr
item
Bookcase: Fernando Pessoa sobre Salazar: do benefício da dúvida (1928) até à critica feroz (1933-1935)
Fernando Pessoa sobre Salazar: do benefício da dúvida (1928) até à critica feroz (1933-1935)
http://4.bp.blogspot.com/-ngdPEF92xuA/T0ZghUMyVqI/AAAAAAAAAJ8/MXz-EXjNFsk/s400/%2B4%2BEscritorio%2BFerro%2B%2B3.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-ngdPEF92xuA/T0ZghUMyVqI/AAAAAAAAAJ8/MXz-EXjNFsk/s72-c/%2B4%2BEscritorio%2BFerro%2B%2B3.jpg
Bookcase
http://www.bookcase.pt/2012/02/fernando-pessoa-sobre-salazar-do.html
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/2012/02/fernando-pessoa-sobre-salazar-do.html
true
1755842811586539987
UTF-8
Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago