Archive Pages Design$type=blogging

A critica literária de Fernando Pessoa sobre a “Romaria”: elogio ou ironia?

A opinião de Fernando Pessoa sobre a obra e a figura de Vasco Reis não é pacífica. O autor da Mensagem escreveu mesmo sobre A Roma...



A opinião de Fernando Pessoa sobre a obra e a figura de Vasco Reis não é pacífica. O autor da Mensagem escreveu mesmo sobre A Romaria, livro que tinha ficado à frente daquele no concurso do SPN de 1934. Mas enquanto que no website "Um Fernando Pessoa" se refere que esta “crítica, honesta e subtil, parece prova evidente de que [Pessoa] não guardara rancores do prémio que lhe fora a ele mesmo concedido”, já José Blanco, num ensaio intitulado “A verdade sobre a Mensagem” aponta para o sentido oposto:

E, se Fernando Pessoa ficou por ventura melindrado com a decisão do júri, vingou-se, com luva branca, do seu “rival” e co-premiado Vasco Reis, publicando no Diário de Lisboa, de 4 de Janeiro de 1935, uma crítica generosamente elogiosa (como eram, normalmente, as que fazia aos livros de amigos e conhecidos).

Como em regra acontecia nos seus escritos de crítica literária, o verdadeiro intuito deste texto era denegrir, uma vez mais, duas das suas bêtes-noires: a Igreja Católica, em geral, e o catolicismo português, em particular, a que chamou “meiguice religiosa, preguiçosamente incerta do em que realmente crê”. O Padre Vasco Reis, escreve Pessoa, “a quem Deus fez ser franciscano para fins simbólicos – pertence portuguêsmente a este catolicismo amoroso”. Os louvores à obra seguem depois destas linhas assassinas...

Deixamos aqui um fragmento da crítica de Pessoa dirigida à Romaria, para que o leitor destas linhas possa decidir por si quando ao verdadeiro intuito do poeta:

“Em seu paganismo cristianíssimo, em seu sobrenaturalismo humano, esse poema é organicamente português.
O poema é cristão no sentido particular de católico e por isso mesmo é pagão.

[...] Entre os portugueses, em quem, em meu entender a emoção supera a  paixão – e é isto, creio, o que radicalmente, nos distingue dos vários espanhóis – o catolicismo assume naturalmente o que poderemos chamar o aspecto franciscano, que é, por assim dizer o aspecto essencialmente emotivo do cristianismo católico.

[...] O padre Vasco Reis – a quem Deus fez ser franciscano para fins simbólicos – pertence portguêsmente a este catolicismo amoroso. O seu livro, fortemente concebido e suavemente realizado, vive uma atmosfera e ternura e de luz, como uma Hélade de bruma molhada de sol. Não conheço livro, em prosa ou verso, que interprete tão pagãmente, tão cistãmente, a alma religiosa de Portugal. E por trás disto tudo paira – fundo contra que o visível se destaca – qualquer coisa de imprecisamente emblemático, coordenadamente incerto, com que se comove não propriamente a emoção, mas a inteligência. Isso, porém, já não é Portugal: é talento.”

PESSOA, Fernando, “A Romaria”, in Apreciações Literárias. Bosquejos e Esquemas Críticos, Aveiro, Editora Estante, 1990, p. 41-42. Publicado originalmente in Diário de Lisboa (Suplemento Literário), Lisboa, 4 de Janeiro de 1935.

Na imagem: cena do filme “Poesia de Segunda Categoria”. Durante a cerimónia de entrega dos Prémios Literários 1934 do SPN, António Ferro (interpretado por João Didelet) pede a Cecília Meireles (interpretada por Diana Costa e Silva) que leia um poema de Vasco Reis.
Nome

argumentos autor bookcase competição concurso declaracao direitos escrita ficha de inscricao Figueira Film Art materia mente Poesia de segunda categoria
false
ltr
item
Bookcase: A critica literária de Fernando Pessoa sobre a “Romaria”: elogio ou ironia?
A critica literária de Fernando Pessoa sobre a “Romaria”: elogio ou ironia?
http://4.bp.blogspot.com/-l2IbPAJPJ40/T2sbXnCWiFI/AAAAAAAAAL0/pZGw607PjdQ/s320/Foto+geral+Palacio.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-l2IbPAJPJ40/T2sbXnCWiFI/AAAAAAAAAL0/pZGw607PjdQ/s72-c/Foto+geral+Palacio.jpg
Bookcase
http://www.bookcase.pt/2012/03/critica-literaria-de-fernando-pessoa.html
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/2012/03/critica-literaria-de-fernando-pessoa.html
true
1755842811586539987
UTF-8
Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago