Archive Pages Design$type=blogging

Diana Costa e Silva sobre a personagem Cecília Meireles

Na qualidade de protagonista do filme “Poesia de Segunda Categoria”, em jeito de entrevista, a actriz Diana Costa e Silva deu-nos o seu t...

Na qualidade de protagonista do filme “Poesia de Segunda Categoria”, em jeito de entrevista, a actriz Diana Costa e Silva deu-nos o seu testemunho sobre a rodagem e a sua opinião a respeito da personagem que encarnou.



Que imagem construiste da Cecília Meireles? Para ti, o que é que ela representa?

Cecília Meireles foi pintora, jornalista, professora, poetisa. Brasileira, orfã de pai e mãe, foi criada pela avó portuguesa. A perda dos pais tão prematuramente deixou-lhe um grande vazio, mas também uma "intimidade com a morte" que docemente a fez aprender "essas relações entre o Efémero e o Eterno"
Silêncio e solidão estiveram sempre presentes na sua vida. Mas não com uma carga negativa mas sim criativa. Do que li sobre esta incrível mulher é que era forte e corajosa, lutadora, viajou quase por todo o mundo e tinha um vasto conhecimento e interesse pela cultura. 
Nas cenas que escreveram para esta curta-metragem, sente-se que ela respeita a opinião dos outros mas não deixa de dar a sua (mesmo diante de Salazar!). Com o marido tem o mesmo comportamento, consegue convencê-lo a ir com calma e persistência.
Tive o previlégio de ler a sua Antologia Poética e na diversidade dos seus poemas mostra um incrível desprendimento, fluidez, poder transfigurador, simplicidade e beleza.

A Cecília Meireles trouxe alguma coisa para ti de novo, enriqueceu-te de alguma forma?

Admito a minha ignorância em relação a esta poetisa. Até me terem feito o convite para interpretar Cecilia Meireles eu não fazia a minima ideia de quem era, nem tão pouco que ela queria conhecer o Pessoa, que marcaram até um encontro, mas que acabou por nunca acontecer.
Foi um prazer ler os seus poemas, saber que também escreveu para crianças e traduziu inumeras peças de teatro. Fiquei fascinada e desde então tenho comprado livros para continuar a conhecê-la melhor. Ela escreveu o primeira poema aos nove anos e editou o seu primeiro livro aos dezasseis! a sua obra é imensa e de grande qualidade. Aqui uma frase sua que me persegue: "Aprendi com a Primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira"

Houve alguma coisa em particular que te atraiu na personagem?

Tudo! Inteligente, curiosa, com vontade de fazer mais e melhor, corajosa e cheia de talento. 

Imagem: Fotografia da rodagem. Primeira cena do quarto de hotel.
Diana Costa e Silva lendo o guião momentos antes do próximo take.

Nome

argumentos autor bookcase competição concurso declaracao direitos escrita ficha de inscricao Figueira Film Art materia mente Poesia de segunda categoria
false
ltr
item
Bookcase: Diana Costa e Silva sobre a personagem Cecília Meireles
Diana Costa e Silva sobre a personagem Cecília Meireles
http://4.bp.blogspot.com/-4K4-BoTnWrs/T5bRvBCmmcI/AAAAAAAAAMs/ym9o9aQgldE/s320/FOTO+BLOG+DIANA1.JPG
http://4.bp.blogspot.com/-4K4-BoTnWrs/T5bRvBCmmcI/AAAAAAAAAMs/ym9o9aQgldE/s72-c/FOTO+BLOG+DIANA1.JPG
Bookcase
http://www.bookcase.pt/2012/04/diana-costa-e-silva-fala-sobre-o-filme.html
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/2012/04/diana-costa-e-silva-fala-sobre-o-filme.html
true
1755842811586539987
UTF-8
Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago