Archive Pages Design$type=blogging

A Mensagem como ‘anti-Lusíadas’: Fernando Pessoa como Messias de Portugal.

"[...] Os Lusíadas são historicamente sublimes, mas não menos sublimemente mortos. Mensagem é, na sua intenção não apenas ‘super- Lus...


"[...] Os Lusíadas são historicamente sublimes, mas não menos sublimemente mortos. Mensagem é, na sua intenção não apenas ‘super-Lusíadas’, como ele vaticinara, anunciando-se a si mesmo como super-Camões, mas ‘anti-Lusíadas’. Para isso Pessoa substitui a mitologia do tipo clássico, como a dos Lusíadas, com as suas referências a Homero e Virgílio e os seus heróis da realidade, por uma mitologia puramente simbólica.
Os seus heróis são figuras incoativas, menos a memória da vida gloriosa dos séculos XV e XVII, espécie de sombras à espera de reencarnarem de outra maneira e de serem os anjos que abrem as portas de um outro céu que não é o céu da transcendência objectivada, mas um outro céu, num outro mundo, e sobretudo um outro império diferente daquele que serviria a Camões como espaço do seu poema. É o famoso Portugal-Quinto Império, esse espaço de enigmática esperança, que justifica o título nebuloso e messiânico da Mensagem.
Este Quinto Império tinha uma tradição não só no nosso passado cultural de fonte bíblica, como em toda a Europa desde o Livro de Daniel. Esse império é de essência histórica, conhece a sucessão dos tempos, mas o que lhe dá movimento e vida é a instauração de uma espécie de reino de Deus, de império de Deus na Terra. É essa utopia cristocêntrica, de um ‘Deus revertendo para humano’, que sustenta a Mensagem.
[...] Ninguém como Pessoa, a todos os níveis desestruturou a imagem milenária que os portugueses – sobretudo como crença realisticamente vivida – cultivaram como sendo Portugal, a sua alma e o seu espírito. E por um milagre na aparência inexplicável este destruidor de mitos consoladores converteu-se numa espécie de Messias de Portugal".
- LOURENÇO, Eduardo, “Pessoa e Portugal e Portugal e Pessoa”, in A Arca de Pessoa (org. Steffen Dix e Jerónimo Pizarro), Lisboa, ICS, 2007, pp. 27-31.

Na imagem: Fernando Pessoa interpretado por Rui Mário no filme “Poesia de Segunda Categoria”
Nome

argumentos autor bookcase competição concurso declaracao direitos escrita ficha de inscricao Figueira Film Art materia mente Poesia de segunda categoria
false
ltr
item
Bookcase: A Mensagem como ‘anti-Lusíadas’: Fernando Pessoa como Messias de Portugal.
A Mensagem como ‘anti-Lusíadas’: Fernando Pessoa como Messias de Portugal.
http://1.bp.blogspot.com/-309yb0QXCeo/T0IpXDP8J5I/AAAAAAAAAJM/Opeabmu530s/s400/%2B5%2BQuarto%2BEscadas.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-309yb0QXCeo/T0IpXDP8J5I/AAAAAAAAAJM/Opeabmu530s/s72-c/%2B5%2BQuarto%2BEscadas.jpg
Bookcase
http://www.bookcase.pt/2012/02/mensagem-como-anti-lusiadas-fernando.html
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/2012/02/mensagem-como-anti-lusiadas-fernando.html
true
1755842811586539987
UTF-8
Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago