Archive Pages Design$type=blogging

Fernando Pessoa, astrologia e cartas astrológicas

Durante a fase de rescrita do argumento do filme “Poesia de Segunda Categoria", pudemos contar com a colaboração de Paulo Cardoso , ...


Durante a fase de rescrita do argumento do filme “Poesia de Segunda Categoria", pudemos contar com a colaboração de Paulo Cardoso, reputado astrólogo e autor, entre outros, do livro Fernando Pessoa. Cartas Astrológicas (Bertrand, 2011), escrito em colaboração com Jerónimo Pizarro.


Paulo Cardoso, muito gentilmente, não só nos prestou aconselhamento, como a ele devemos também a cedência de mapas astrológicos do espólio pessoano, que inspiraram tanto a composição de adereços, como a resolução da trama baseada em dados oriundos da astrologia pessoana.

Na introdução do citado livro de Paulo Cardoso, podemos ler o seguinte:

Ao longo destes 34 anos em que tenho lidado com a prática da astrologia, senti o peso do preconceito e da ignorância. Muitas vezes, quando abordei o tema da astrologia associado a Pessoa, percebi que esse assunto era olhado de soslaio, com uma espécie de aceitação condescendente. Porém, a pouco e pouco, as coisas foram mudando, as evidências e as provas que ia apresentando em centenas de palestras que levei a cabo desde 1981, foram atestando que, afinal, a astrologia tinha fascinado Pessoa e que este tinha sido um astrólogo competente e esclarecido. Com o passar dos anos, consegui reunir as provas de que a astrologia tinha servido de veículo de conhecimento e de filosofia orientadora ao homem, ao escritor; e que ela tinha sido, também, um instrumento útil, estrutural e até determinante na criação dos heterónimos.

[...] Na verdade, o universal Pessoa – este foi um dos seus rasgos geniais – foi um excelente astrólogo, que sabia usar os ensinamentos de uma sabedoria milenar no seu dia-a-dia, nos seus frequentes diálogos consigo mesmo e na descoberta do interior dos outros. A astrologia fez parte do quotidiano do escritor, que lidava com ela de manhã, à tarde e pela noite dentro, como atestam os diversos cálculos e estudos realizados, com indicação precisa da data, hora em que foram feitos.

Na imagem: fotograma do genérico final do filme “Poesia de Segunda Categoria”. Animação da autoria do canadiano Jamie Francis (da Francis Media Enterprises), baseada em cartas astrológicas elaboradas por Luís Vaz a partir do material astrológico pessoano, usando, nesse domínio, os símbolos e imitando o grafismo do poeta da Mensagem.
Nome

argumentos autor bookcase competição concurso declaracao direitos escrita ficha de inscricao Figueira Film Art materia mente Poesia de segunda categoria
false
ltr
item
Bookcase: Fernando Pessoa, astrologia e cartas astrológicas
Fernando Pessoa, astrologia e cartas astrológicas
http://1.bp.blogspot.com/-3OPLWClf1xM/UAVELJ6IY5I/AAAAAAAAAPM/aC5c5x2AQ6I/s320/foto+astro2.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-3OPLWClf1xM/UAVELJ6IY5I/AAAAAAAAAPM/aC5c5x2AQ6I/s72-c/foto+astro2.jpg
Bookcase
http://www.bookcase.pt/2012/07/fernando-pessoa-astrologia-e-cartas.html
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/
http://www.bookcase.pt/2012/07/fernando-pessoa-astrologia-e-cartas.html
true
1755842811586539987
UTF-8
Not found any posts VIEW ALL Readmore Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago