ARGUMENTOS A CONCURSO



Encerraram no passado dia 24 de Setembro as inscrições para a primeira edição do Concurso de escrita – Argumentos para curta-metragem. Sabendo que o elemento chave para o sucesso de uma iniciativa desta natureza é a participação dos argumentistas, é com muito prazer que anunciamos que foram recebidas quase centena e meia de candidaturas, tendo sido aceites 135. Encontram-se assim a concurso 135 argumentos para curta-metragem de ficção. 135 histórias, visões, variações sobre o tema proposto: “Mente e Matéria”.

A todas e a todos os argumentistas que apresentaram o seu trabalho, um muito obrigado por terem contribuindo para transformar a iniciativa de uma pequena produtora independente num grande sucesso. Boa sorte a todos! Dia 24 de Outubro, daremos notícias.

Para finalizar, e em consonância com o tema do concurso, deixo a transcrição do monólogo final do “The thin red line”:

(…) Darkness from light.
Strife from love.
Are they the workings of one mind?
The features of the same face?
Oh, my soul, let me be in you now.
Look out through my eyes.
Look out at the things you made.
All things shining.

(…) Escuridão saída da Luz.
Conflito saído do amor.
Serão obras de uma única mente?
Os traços do mesmo rosto?
Ó minha alma, deixa-me agora ser em ti
Vê através dos meus olhos.
Contempla aquilo que fizeste.
Todas as coisas brilhando.

Dash Mihok, (Pvt. Doll), from “The thin red line” by Terrence Malick



A foto da placa de circuitos que ilustra este post  foi o ponto de partida para a imagem do concurso e contribuiu também para a escolha do tema. É a placa de um videojogo Tetris, que funcionou nos inícios dos anos 90 do século passado no salão de jogos da Venda Seca. Algures, naqueles circuitos está ainda registado o recorde absoluto do Tetris na Venda Seca - 792mil e qualquer coisa; que se encontra em nome de LMP - Luís Miguel Pereira. O concurso de escrita é também uma homenagem a ele, não só pelo recorde (que apesar das minhas tentativas nunca consegui superar), mas por toda a generosa benevolência que dele se desprendia.